segunda-feira, 21 de julho de 2008

Regulamento do Concurso - até 15 Setembro 08


CONCURSO de FOTOGRAFIA

TESTEMUNHOS DE OUTROS OLHARES

VIANA DO CASTELO - ATÉ 15 Setembro 2008


PARTICIPE



VIANA INTERNACIONAL
Testemunhos de outros olhares
Concurso de Fotografia até 15 Setembro 2008
Regulamento

1. Apresentação
O concurso fotográfico intitulado “Viana Internacional – Testemunhos de Outros Olhares” é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, e o CLAII -Viana / Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Viana do Castelo.
2. Enquadramento e Objectivos
O Distrito de Viana do Castelo acolhe, actualmente, mais de 3 000 estrangeiros de mais de 83 nacionalidades, integrados em diversas actividades económicas, sociais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento regional. O Concelho de Viana do Castelo possui uma comunidade imigrante importante que importa conhecer e integrar.
O Ano Europeu do Diálogo Intercultural bem como as comemorações dos 750 anos do Município, que celebramos em 2008, são excelentes oportunidades para registarmos e mostrarmos uma das facetas sociais mais dinâmicas das nossas comunidades, através dos TESTEMUNHOS DE OUTROS OLHARES sobre a presença destes Cidadãos oriundos de muitas Nações. O presente concurso faz parte de uma série de eventos que compõem a “Semana Viana Entre Culturas” a decorrer no mês de Outubro.
A sua multiculturalidade tem resultado em contribuições muito fortes para a característica internacional do Concelho e que são por demais conhecidas dos Vianenses e dos muitos visitantes que nos manifestam estas dimensões multifacetadas.
O objectivo deste concurso é a selecção de um conjunto de 20 fotografias, enquanto captação desta realidade social, das muitas manifestações da diversidade e diálogo intercultural que subsistem entre nós.
A fotografia é o mote essencial deste concurso, enquanto arte de registo e fixação do quotidiano temporal e social.

Assim, são objectivos deste “ Testemunhos de Outros Olhares”:
· Convidar os fotógrafos profissionais e os amadores a captarem a presença e a vivência diária dos cidadãos imigrantes na sociedade Vianense, nas mais diversas vertentes (económica, política, social, cultural, familiar, artística, etc.);
· Contribuir para uma maior divulgação da realidade migratória e favorecer a consolidação de uma imagem positiva destes cidadãos;
· Reforçar o diálogo intercultural, enquanto factor essencial para a integração de uma sociedade plural e internacional;
· Intervir na promoção de uma sociedade saudável e respeitadora dos direitos humanos, da universalidade social e igualdade do género.


3. Participação
· Podem participar neste concurso fotógrafos (profissionais e amadores) residentes no Concelho Vianense;
· A participação é totalmente gratuita;
· Não poderá ser apresentada nenhuma fotografia cujos direitos de propriedade intelectual não pertençam integralmente, e sem excepção, ao participante no concurso;
· Cada candidato deverá enviar no máximo 4 (quatro) obras fotográficas;
· Serão aceites todos os tipos de imagens, de origem claramente fotográfica, sem distinções entre as várias técnicas de obtenção de imagem;
· Os trabalhos apresentados deverão ser inéditos e nunca antes submetidos à apreciação de júris, parcial ou integralmente;
· As fotos terão que ser tiradas, obrigatoriamente, no Concelho de Viana do Castelo.


4. Prazos e locais de entrega
· Todos os trabalhos devem ser enviados até ao dia 15 de Setembro de 2008, por e-mail, para o endereço gric@cm-viana-castelo.pt
· As obras fotográficas poderão ainda ser entregues pessoalmente ou por via postal registada até ao dia 15 Setembro de 2008, para a seguinte morada:
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação, Dr. Arnaldo Ribeiro
Largo de São Domingos, ao Museu municipal
4900- 218 Viana do Castelo
Telefone: 258 820 678 / 96 452 77 71

5. Condições técnicas
· As obras fotográficas deverão ser enviadas na máxima qualidade possível com uma dimensão mínima de 1800X1600 pixeis (a 300dpi), podendo ser a cores ou a preto e branco;
· Poderão ainda ser enviadas em suporte de papel com dimensões máximas de um A4 e mínimas de um A5, ou em suporte CD, com as dimensões mencionadas no ponto anterior;
· As fotos enviadas não podem ter qualquer tipo de moldura, assinatura ou qualquer outra marca que permita identificar o seu autor;
· Cada e-mail só deverá conter uma foto a concurso e deve respeitar as seguintes normas:
· O Assunto do e-mail deverá ser: “Testemunhos de Outros Olhares”;
· A Mensagem do e-mail deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados:
· Nome completo do autor da fotografia;
· Pseudónimo (facultativo);
· Título da fotografia;
· Local e data onde a fotografia foi tirada;
· Fotocópia do Bilhete de Identidade ou outro documento alternativo, que justifique a residência;
· Qualquer outra documentação que o autor considere relevante para a avaliação das suas obras.
· Em Anexo deve ser enviado o ficheiro (jpg ou tif) da foto a concurso.
· A organização de “Testemunhos de Outros Olhares”não assume qualquer responsabilidade pelos projectos que não estejam em perfeitas condições ou que se venham a extraviar;
· A organização reserva-se o direito de não admitir a concurso os projectos que não cumpram com as condições descritas neste Regulamento.

6. Calendarização
O calendário do Concurso “Testemunhos de Outros Olhares” é o seguinte:
· Recepção de candidaturas: até 15 de Setembro de 2008.
· Divulgação dos Premiados: no dia da inauguração da exposição que será na segunda quinzena de Outubro, em local por indicar.
· Entrega do Prémio: durante a abertura da exposição citada.
· A exposição poderá ser itinerante.

7. Júri e Decisão
· O júri será constituído por um representante da CMVC, por um membro do CLAII – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Viana do Castelo e por um especialista de Belas Artes, que não tenha participado no concurso.
· A decisão do Júri é soberana e solidária, não sendo admitido recurso.
· O júri eliminará do concurso qualquer foto que não cumpra os requisitos.
· O júri reserva-se o direito de não seleccionar as fotos, caso considere que as estas não preencham os critérios de avaliação definidos.
· Das reuniões do Júri será lavrada uma acta.

8. Direitos do Autor
a) Os trabalhos seleccionados no âmbito do presente concurso ficam a pertencer aos promotores: CMVC – Câmara Municipal de Viana do Castelo e CLAII – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Viana do Castelo, o que implica o direito de reproduzir e difundir as respectivas fotografias para promoção das suas actividades, sem prejuízo de mencionar sempre o nome do fotógrafo/autor.
b) A reprodução de qualquer fotografia terá sempre que respeitar o enquadramento original, ressalvando-se a eventualidade de efectuar qualquer reenquadramento para efeitos de reprodução gráfica.
c) É lícito ao seleccionado divulgar os estudos produzidos no âmbito da obra premiada ou seja, reproduzir a obra fotográfica e publicá-la em obras monográficas que a si se refiram.
d) Os participantes no Concurso “Testemunhos de Outros Olhares”garantem e responsabilizam-se perante os promotores, pelo cumprimento das disposições em matéria de propriedade intelectual e de direitos de imagem sobre as fotografias apresentadas, declarando que a sua difusão e/ou a sua reprodução no quadro do concurso não lesam, nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.

9. Critérios de Avaliação
Serão utilizados como base na avaliação das fotos os seguintes critérios: mensagem, originalidade, perspectiva, enquadramento, focagem, composição, estética e técnicas utilizadas.

10. Prémio e Exposições
· Serão seleccionadas 20 fotos de onde sairá uma foto vencedora.
· Haverá a selecção de 10 fotos do grupo de profissionais e 10 outras do grupo de amadores, que ficarão em exposição na segunda quinzena de Outubro, em local por indicar.
· O autor da foto vencedora receberá como prémio, atribuído pela Câmara Municipal, um vale de 200 Euros em compras de produtos fotográficos, numa loja existente no Concelho, bem como um dos livros editados no quadro dos 750 anos do Município
· As obras serão expostas com outros trabalhos de índole documental sobre a realidade imigrante no Concelho.
· As obras seleccionadas serão expostas em 40X60 cm.
· A obra que ficar em primeiro lugar será exposta em 90X135 cm.

11. Alterações ao regulamento
O regulamento pode ser revisto pelos promotores, sendo quaisquer alterações comunicadas atempadamente a todos os concorrentes, utilizando os meios mais adequados.

12. Aceitação
A participação neste concurso supõe a plena aceitação de todas e quaisquer regras do regulamento e da decisão inapelável do júri.

Promotores
+ Câmara Municipal de Viana do Castelo/Gric
+ CLAII -Viana / Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Viana do Castelo.

Entidades colaboradoras para divulgar o concurso
+ Membros do Grupo de Trabalho Migrantes, do Gabinete Cidade saudável
+ AO Norte, Associação Audiovisual
+ Fotógrafos profissionais e amadores do Concelho de Viana do Castelo
+ ESE – Departamento de Artes Visuais
+ Escolas secundárias
+ Associações do Concelho

(AR, 21 Julho 08)


3 comentários:

Unknown disse...

Olá a todos ;)

Seria fantástico uma grande adesão a este concurso, pois a diversidade cultural através do registo fotográfico, vai despertar a curiosidade de qualquer mortal ;)

É importante conhecer, mesmo que através de uma simples imagem, aqueles que deixaram para traz o seu país e vieram à procura da felicidade em Viana do Castelo :)

Vamos todos adoptar uma postura mais positiva, para a construção de uma sociedade inclusiva e intercultural, onde todos possam exercer uma cidadania consciente, solidária, cooperadora, isenta de discriminação.

Bem hajam!!!
DIA

joaquim disse...

agradeço o estímulo. Um abraço e aguardo as contribuições, em fotografias... Boa sorte.
arnaldo

joaquim disse...

Os concorrentes foram poucos, mas as fotografias são boas, e duas destas, na minha opinião, são muito boas, merecem ser divulgadas, e ainda mais. Se alguém puder acolhê-las, melhor, a bem da diversidade cultural... bem hajam aos que se dedicaram a concorrer, e parabens ao vencedor!
arnaldo